"Três Estranhos Idênticos": A Conspiração que Parece história de Hollywood
- Helena Vilaboim
- Sep 9, 2021
- 2 min read
O documentário disponível na Netflix e Claro Vídeo “Três Estranhos Idênticos” (Three Identic Strangers) conta a história de três meninos, David Kellman, Robert Shafan e Eddy Galand que foram separados antes da adoção. Vinte anos depois de seu nascimento, a história deles é descoberta por acidente, pelo simples fato de que dois deles acabaram por atender á mesma faculdade. Depois que o acontecimento virou notícia, o terceiro irmão contatou os outros dois, e o resto é história.

O documentário tem a duração de 1 hora e meia, e conta com depoimentos de dois dos irmãos, e amigos que ainda depois de vinte anos se impressionam com o rumo da história. A narrativa é também contada por fotos dos três, arquivos de vídeo de talk shows em que eles apareceram e também cenas de reconstrução do que aconteceu. Tudo isso regado á trilha sonora que nos leva novamente aos anos 80, quando tudo aconteceu.

A narrativa é contada do início ao fim, desde o reencontro dos três, que já é por si só algo que não é visto todos os dias, até que a linha da história vai tomando um cunho mais sombrio a partir das perguntas ao redor da razão de a separação ter acontecido em primeiro lugar. É aí que o documentário também apresenta uma figura bastante importante: o jornalista investigativo Lawrence Wright, que tem um papel essencial para desvendar os motivos da separação.
Apesar de que a história em si seja impressionante, o documentário, dirigido por Tim Wardle, as vezes tenta demais ser impressionante e surpreendente, as vezes tirando o foco de coisas que são mais importantes de ser consideradas do que as apresentadas com abundância pela narrativa apresentada no documentário.

Apesar disso, o produto não falha em deixar o espectador curioso, e os mais interessados com certeza vão procurar mais da história em outras mídias. A história dos trigêmeos foi um furo inusitado e que mostra que os filmes de conspiração Hollywoodianos não estão muito longe da verdade não em seus exageros.
Comments