top of page

"O Silêncio dos Inocentes": Um Clássico que Marcou o Cinema Mundial


Jodie Foster e Anthony Hopkins como "Clarice Starling" e "Hannibal Lecter"

Lançado em 1991, e criando elementos e visuais icônicos, O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs) marcou uma geração inteira com uma história que prende do início ao fim. O filme foi baseado em um livro homônimo lançado em 1988, por Thomas Harris, foi dirigido por Jonathan Demme e adaptado para o cinema por Ted Tally e pelo próprio Thomas Harris. Apesar de ser um clássico tanto pelo tempo quanto pelos prêmios arrecadados, O Silêncio dos Inocentes continua cativando quem o assiste.


O filme, um drama policial, segue Clarice Starling, que no início da narrativa é uma agente do FBI em treinamento, durante uma corrida frenética para capturar o Serial Killer conhecido como Buffalo Bill (Ted Levine), que quando o filme começa já fez sua 4ª vítima; tendo que apelar para a ajuda de Hannibal Lecter, um psiquiatra canibal preso por seus crimes. No elenco principal, temos dois nomes incrivelmente fortes hoje em dia, Jodie Foster como a protagonista Clarice; e Anthony Hopkins, como um dos mais conhecidos Serial Killers ficcionais, Hannibal Lecter.

Anthony Hopkins como "Hannibal Lecter"

Há pouco do que reclamar do filme. A direção de Demme é extremamente cuidadosa e permite um vislumbre mais íntimo do que se passa na cabeça dos personagens há todos os momentos. As técnicas de câmera são tão sutis que embora elas sejam muito eficientes em passar a sensação desejada para os espectadores, para realmente ter ciência da técnica utilizada, é preciso prestar bastante atenção. É realmente um estudo de storytelling através de câmeras e planos, especialmente depois que Jonathan Demme levou Oscar de melhor diretor pelo longa em 1992.


A adaptação do livro para o roteiro também não tem falhas- Atribuo muito desse sucesso ao envolvimento do próprio escritor no desenvolvimento do longa, garantindo a unidade narrativa entre o livro e o filme. O Silêncio dos Inocentes é redondo e sem inconsistências que deixam a audiência perguntando o que aconteceu com certo personagem ou evento. O roteiro tem uma sequência de Causa e Consequência impecável, e habilmente mantém o final aberto para uma sequência.


O roteiro também gira ao redor de personagens que são ícones do cinema, respeitando sua personalidade e escolhas. Dando uma atenção maior ao diálogo, Ted Tally e Thomas Harris constroem uma aura tensa, obrigando os espectadores a ficarem na ponta da cadeira a todo instante. Um exemplo disso é que Hannibal Lecter ainda amedronta o imaginário mundial mesmo depois de 30 anos.

Clarice e Hannibal

Ambos vencedores dos Oscars na categoria Melhor Atriz e Melhor Ator em 1992, Jodie Foster e Anthony Hopkins dão um show. Partindo de um material brilhante, os dois capturam o olhar da audiência, que se prende a cada palavra dita, cada movimento, cada interação. Em especial, as interações entre Clarice e Hannibal, que é o que faz o filme, praticamente. A química entre os dois é eletrizante, potencializada pelas poucas vezes em que os dois se encontram em cena.


Ted Levine como "Buffalo Bill"

Além do par protagonista, quem rouba a cena é Ted Levine com sua interpretação de tirar o fôlego do assassino em série Buffalo Bill. Sua performance é amedrontadora, intensa e extremamente fiel ao personagem que ele interpreta. A outra face da moeda: uma performance que realmente fica na memória de quem assiste é a de Brooke Smith como Catherine Martin. Além desse núcleo, o restante do elenco não foge muito do padrão de qualidade aqui.


A mixagem de som e a trilha sonora também não deixam nada a desejar. Composta por Howard Shore, a trilha é mais uma parcela da história contada aqui, adicionando ainda mais tensão e gravidade ás cenas. Diferente de algumas outras composições, a “sílaba tônica” de todas as trilhas é calculada de maneira em que ao invés de anunciar o que vai acontecer em seguida, ela dá mais peso ao que acabou de acontecer, permitindo que a importância da cena seja digerida pela audiência antes de iniciar outra.


Um dos melhores filmes do gênero, O Silêncio dos Inocentes é uma joia para ser assistida e estudada, e não somente uma vez. O filme estará disponível na HBO Max em breve. Você já assistiu ao filme quantas vezes? Qual a sua opinião sobre ele?

Comentários


Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page