"O Serviço de Entregas da Kiki": De aquecer o coração
- Helena Vilaboim
- Jan 1, 2022
- 2 min read
“O serviço de entregas da Kiki” (Kiki’s Delivery Service) é um longa de animação produzido pelo estúdio Japonês Ghibli em 1989. Ele está disponível na plataforma Netflix e conta com uma hora e 40 minutos de duração.

A narrativa do filme segue Kiki, uma jovem bruxa de 13 anos de idade. Como é de costume no universo do filme, ela sai de casa sozinha e tem que achar uma cidade onde se estabelecer por um ano, em que ela aprenderá a ser uma bruxa. Kiki então encontra uma cidade, e promove o serviço de entrega de vassouras, entrando em confusões e aprendendo sobre si mesma no caminho.
O filme, assim como tantos outros do estúdio, que criou uma estética tão própria que é hoje uma das mais conhecidas marcas da animação mundial, exibe um design fofo e que aquece o coração com cenários realistas muito bem feitos, e definitivamente bonitos. Além disso, “O serviço de Entregas da Kiki” também segue no padrão se sempre entregar uma mensagem pelo filme, que pode ser mais ou menos clara.

Essa mensagem, pelo menos a que é mais clara, é sobre o equilíbrio entre dever e lazer, que com certeza é um aprendizado importante para as crianças, a quem o filme é dedicado. Com certeza vale a pena colocar a audiência mais jovem pra se divertir com esse longa.
Hayao Miyazaki, diretor do filme, não é estranho á animação, e na verdade fez parte de vários projetos do estúdio Ghibli. Aqui ele entrega uma narrativa envolvente e emotiva, que segue a lógica da protagonista, e não se afoba em entregar uma experiência inesquecível, mas que chega perto.
Por ser um filme estrangeiro, e numa língua que não é muito comum, “O Serviço de Entregas da Kiki” é capaz de ficar na memória de quem assiste pela singelidade e delicadeza do filme como um todo, mas que não é daqueles que impressiona, a parte pela competência da produção, concluída á 36 anos atrás.
Comments