Friends - The reunion: Um presente para os fãs.
- Clara Ballena
- May 30, 2021
- 3 min read
Ame ou odeie, todos sabemos de uma coisa: Friends foi, e ainda é, uma série que marca gerações. Você pode até não gostar, nem nunca ter assistido a um episódio, mas sabe do que se trata e até mesmo pode reconhecer alguns personagens. Friends é um marco televisivo que até hoje é difícil de desgrudar, uma série que serve de conforto para tantos, traz após anos de finalização, um especial estilo documentário, com depoimentos e entrevistas, com o elenco reunido pela primeira vez depois de muitos anos. Eles, que se emocionam, (assim como nós) logo nos primeiros minutos, nos envolvem contando suas trajetórias, segredos jamais revelados, boas risadas e memórias revividas em um set totalmente recriado. Com cenas exclusivas e participações especiais, é difícil acabar o especial de quase 1h43min sem se emocionar.

Os momentos em que o elenco está reunido são o ponto alto do especial. Quando eles estão simplesmente no set, sem apresentador, sem plateia ou participações especiais, apenas conversando e revisitando memórias, temos o que o público realmente queria: Os 6 protagonistas de Friends interagindo sem roteiro. Mesmo quando a uma plateia de auditório, tirando o momento familiar do elenco, o divertimento deles é tanto, que a fluidez ocorre naturalmente. A releitura de cenas memoráveis e a recriação de um famoso jogo presente na série, misturado com a edição que mescla cenas icônicas com os atores no momento presente, criam um sentimento nostálgico impactante.

Aí começa a parte que me gerou problemas, quando a entrevista com o James Corden inicia. Veja, não digo que o ator e apresentador não seja capaz de guiar uma entrevista divertida e leve, mas, o momento histórico desse reencontro merecia algo memorável a altura, que o apresentador não consegue entregar. Ele é um estranho em um grupo de amigos inseparáveis, que tenta participar da conversa mas nunca realmente entra nela. Sinceramente, não sei qual apresentador estaria a altura para tamanha responsabilidade, e o apresentador diversas vezes aparenta estar tão ansioso como o resto da plateia, que acaba trazendo certo desconforto aos atores e até mesmo interrupções de fala.
A participações especiais memoráveis, tanto dos criadores da série como de personagens secundários que roubavam qualquer cena que estivessem. Essas participações tornaram o especial mais memorável ainda, revisitando o passado e o abraçando no presente. Agora, outras participações… Parece que foram feitas por favores ou agentes de atores em comum, em que celebridades imploraram por estar nesse especial, e conseguiram apenas por favores, e não por estarem relacionadas a série (Sim, estou falando de você, Justin Bieber, vestindo a roupa clássica de Ross do episódio temático de Halloween, em um desfile desnecessariamente longo).
Os fãs não ficam de fora desse especial, misturando depoimentos de famosos como Malala, Kit Harington e a banda BTS, com pessoas ao redor do mundo, eles narram o seu amor por Friends, e como a série os ajudou em diversos momentos difíceis da vida. Momentos como esses, nos lembram da importância de uma boa narrativa, e de como para muitos, Friends é mais do que uma série de TV.
O especial é, exclusivamente, para fãs. Quem gostaria de conhecer a série pelo especial, irá encontrar uma narrativa lenta e sem graça, sem capturar todas as referências e momentos marcantes que são relembrados. Aos fãs da série, vale a pena ver esse especial, dando até vontade de rever os episódios. Em momentos difíceis como os que estamos passando, a necessidade de relembrar algo com carinho e amor é essencial para muitos, e esse especial consegue aquecer o coração, deixando um gostinho de saudade misturado com boas memórias.
Comentários