"Antes do Amanhecer": Uma Experiência Real
- Helena Vilaboim
- Aug 27, 2021
- 2 min read
“Antes do Amanhecer” é um filme de 1995 dirigido por Richard Linklater. O filme está disponível nas plataformas HBO Max, Itunes, Google Play e Looke. É um filme de 1 hora e 40 de duração e seu gênero principal é romance.

A história é bem simples: Seguimos dois passageiros num trem para Viena, Céline (Julie Delphy) e Jesse (Ethan Hawke). Com o desenrolar da história, eles dois começam a conversar e nós, a audiência, vemos o romance entre os dois se desenvolve ao longo de uma noite que eles passam juntos andando pelas ruas da cidade e conversando.
Apesar do cenário ser lindo, e das performances em cena serem maravilhosas, o que chama mais atenção é a química e o diálogo entre Céline e Jesse. Esse é escrito de forma natural e de uma honestidade que não se esperaria de duas pessoas que acabaram de se conhecer. Os personagens estão completamente confortáveis um com o outro, e isso se mostra pela desnecessidade do que chamamos de “pisar em ovos”. Nenhum dos dois tem medo de mostrar o que realmente pensa, nem de deixar transparecer sua personalidade.

Ao decorrer do longa, a audiência se apaixona junto com os protagonistas, não só por eles, mas pelo que eles representam, o risco e a intensidade que trazem com suas decisões, e a possibilidade de ter uma conexão tão forte e tão rápida ser verdade.
O roteiro, creditado a Robert Linklater e Kim Krisan deixa claro que Jesse e Céline são opostos em quase todos os aspectos. Ela é idealista e rebelde, tímida e busca intensidade, enquanto ele é um realista que beira o pessimismo, é acomodado com a realidade em que vive, é extrovertido e age por impulsos. Porém, a conversa flui, e eles discutem temas como morte, fé, feminismo e outros por pontos de vistas quase opostos, mas que se complementam.
O filme não é meloso, o drama não chega de verdade até o final, e foge da estrutura clássica, no sentido que não há uma jornada, mas nos mostra um pequeno período na vida desses personagens. É uma bolha a parte da realidade, horas roubadas.
A direção de Linklater é sutil, e simplista, assim como a maioria dos aspectos da produção do filme. A composição musical, por Fred Frith é quase inexistente, deixando que os personagens falem sem ser interrompidos, o que verdadeiramente não causa um empecilho para que os espectadores se conectem á história em tela, e até adicione uma camada de realidade á trama em cena.

Á quem acha que a história é meramente ficção e que é quase impossível de acontecer, a surpresa é que a trilogia foi baseada numa experiência real do diretor nos anos oitenta, e os filmes que viraram verdadeiros blockbusters e clássicos do romance são quase literalmente cartas de amor á uma mulher com quem passou a noite pelas ruas da Filadélfia.
“Antes do Amanhecer” é um filme forte e sincero, além de ser um longa que quebra o coração da audiência ao mesmo tempo que o enche de esperança. Há a certeza que a história vai ficar até na cabeça dos menos românticos.
Comments